A nossa espécie.

A espécie que escolhemos para introduzir no terrário foi a rã-de-barriga-vermelha. Uma vez que não nos foi possível colocar uma espécie portuguesa, devido à licença que seria precisa e que não conseguimos obter (e da multa que teríamos de pagar se não apresentássemos a mesma), tivémos de optar por uma estrangeira, mais específicamente, asiática.

Espécie: Bombina orientalis

Família: Discoglossidae

Comprimento máximo: 10 cm. A fêmea é menor que o macho.

Distribuição geográfica: Ásia.

Aspecto: A zona dorsal é verde vivo e a barriga é vermelha. Tem manchas negras no corpo, cortando a vivacidade das cores. As manchas podem tornar-se riscas na zona da barriga. As secreções da sua pele podem ser fatais para outras espécies de anfíbios. O macho tem o dorso fortemente verrugoso, principalmente na época de reprodução.

Onde vive: Vive nas proximidades de águas estagnadas ricas em vegetação, como os arrozais.

Comportamento: É uma espécie diurna que, sendo natural de climas temperados ou frios, hiberna sob pedras, troncos de árvores, tocas abandonadas ou sob turfa. Emerge da hibernação em Março/Abril, para dar início à reprodução.

Alimentação: Insectos, larvas, minhocas e peixinhos vivos.

Terrário: Deve ter uma parte de solo e outra parte com água rasa. Deve estar decorado com plantas aquáticas flutuantes, como a lentilha d'água. A parte do solo pode ser apenas umas rochas ou troncos, com musgo. Esta espécie acostuma-se bem ao terrário, desde que este esteja bem elaborado.